Fundador: Padre Domingos de Sousa - Director: Padre Jorge Carvalhal - Propriedade: Fábrica da Igreja de Canas de Senhorim

domingo, 23 de junho de 2013

6 jovens estudantes no Concurso de Ideias de Negócio



2 grupos de jovens estudantes da Escola de Canas de Senhorim estiveram presentes na final municipal do Concurso de Ideias de Negócio, promovida pela C. M. de Nelas, Comunidade Intermunicipal Dão Lafões na 2ª edição do Concurso de Ideias Intermunicipal do Projeto de Empreendedorismo nas Escolas da Região Dão Lafões. Meritória a participação com um dos grupos composto pelos alunos Maria Ribeiro, André Alves e André Antunes a quem foi atribuída uma menção honrosa pela ideia “Ver Claro”, que consiste na criação, produção e comercialização de uma caixa negra para veículos, que recolha dados relativos ao funcionamento do mesmo e que possam ser usados sempre que ocorra um acidente O outro grupo composto pelos alunos Inês Nogueira, José Amaral e João Pratas apresentaram as ideias de negócio “Ways & Oportunities”, site para procura ou oferta de emprego com interligação a empresas. Fui ouvir ambos os grupos e pedir o seu testemunho colocando a seguinte questão; Falem-nos desta experiencia e em que basicamente consistia a vossa ideia?
Grupo Inês Nogueira, José Amaral e João Pratas - Esta experiência foi única, sem dúvida, e mudou-nos no bom sentido, tornando-nos mais empreendedores e ambiciosos. Nas condições pessimistas em que nos encontramos é importante nunca parar de tentar, de procurar saídas ou até de querer ser melhor ou ter melhor. Por isso mesmo é que a nossa ideia consistia num site de emprego que proporcionava uma maior empregabilidade na medida em que a nossa empresa seria um mediador entre o candidato ao emprego e o empregador. Toda esta ideia englobava uma maior facilidade em processos de admissão e o nosso objetivo era diminuir a taxa de desemprego em Portugal. Apesar de não ganharmos, ficaremos com o nosso projecto sempre em memória e continuaremos com este espírito lutador e criativo que nos trouxe até aqui.
Grupo Maria Ribeiro, André Alves e André Antunes - Foram muitos os esforços reunidos pelo nosso grupo para que a nossa ideia de negócio, o ABA-13 fosse uma ideia bem concebida e com um grande potencial. O ABA-13 era nem mais nem menos do que uma caixa-negra para veículos que registasse todos os dados relativos ao seu funcionamento tais como falhas nos travões, velocidade do veículo, falhas mecânicas, etc. Estes dados seriam recolhidos, em caso de acidente, por parte da nossa empresa “Ver Claro” que elaboraria um relatório pormenorizado e credível acerca do que aconteceu. Dessa forma, a atribuição de culpa do acidente seria mais rápida e eficaz. Trabalhámos muito na conceção e na maturação da nossa ideia de negócio. O concurso de ideias assim o exigia: um grupo com uma boa ideia, com capacidade empreendedora e que preparasse uma boa apresentação na ordem dos cinco minutos, que explicasse em que consistia o produto em causa, a forma como a comercialização iria ser feita, entre outros. Para nossa desilusão, o Concurso Municipal de Ideias assemelhou-se mais a um “Concurso Municipal de Protótipos” em que a ideia vencedora foi uma bengala eletrónica para cegos, com protótipo já criado. Uma ideia bastante interessante, sem dúvida, mas cuja apresentação e a própria exequibilidade a nosso ver, deixaram um pouco a desejar. No fim da sessão foi-nos atribuída uma menção honrosa, algo não previsto no regulamento do concurso, mas que está de acordo com a opinião de um dos membros do júri que afirmou possuirmos a melhor ideia e a melhor apresentação de todas as escolas até à data, no presente ano. Saímos do Edifício Multiusos de Nelas com a sensação que o melhor projeto não ganhou mas com a certeza de que, neste momento, estamos mais bem preparados para a vida futura.
©Fernando Neto

Sem comentários: